Produções curriculares no ensino de História: desafios do “contemporâneo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53989

Palavras-chave:

Ensino de História, Contemporâneo, Currículo, Narrativa histórica, Temas sensíveis

Resumo

O artigo tem por objetivo propor uma discussão sobre questões de pesquisa em ensino de História considerando contribuições de Giorgio Agamben (2007) sobre o contemporâneo, não como tempo histórico, mas como um marcador existencial no qual a percepção, disjunção de zonas obscuras gera inquietações e estranhamentos. A abordagem de temas sensíveis no ensino de História é objeto de problematização dos sentidos de ensinar/aprender/pesquisar temáticas envolvidas em silêncios, preconceitos e negacionismos nos currículos prescritos e praticados. A análise focaliza o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro (2012) e entrevistas com professores. Entre as conclusões,  destaca-se a importância dos docentes em produzir narrativas históricas, realizando o enfrentamento de discursos negacionistas e dialogando com temas silenciados nos currículos prescritos, possibilitando a emergência da diferença.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/FE/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHistória/CAPES/UFRJ). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH/FE/UFRJ), coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores (GEHPROF/FE/UFRJ), integra como pesquisadora o Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares (LaNEC/FE/UFRJ) e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. Exerceu a função de Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ entre 2008 e 2015. Desde 2018 atua como coordenadora adjunta nacional do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PROFHistóra/CAPES/UFRJ).

Thays Merolla Piubel, Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Atua como Professora de História na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Maricá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores (GEHPROF/FE/UFRJ), coordenado pela Profª. Ana Maria Monteiro.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Monteiro, A. M. F. da C., & Piubel, T. M. (2020). Produções curriculares no ensino de História: desafios do “contemporâneo”. Revista Teias, 21(63), 148–161. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53989

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença