Formação continuada e pedagogia decolonial: o M. A. R. e o samba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53968

Palavras-chave:

Formação docente, Decolonialidade, Museu.

Resumo

O presente artigo visa tratar da necessidade de formação continuada com base no pensamento decolonial, tendo como objetivo relatar a experiência oriunda do curso elaborado pelo Museu de Arte do Rio (MAR) a partir da exposição “O Rio do Samba: resistência e reinvenção”, onde o samba da Estação Primeira de Mangueira foi o condutor para que professores refletissem sobre questões que estão presentes no cotidiano escolar.

A pedagogia decolonial é nosso ponto de partida, pois acreditamos que é preciso mais que um pensamento “outro”, é necessário adotar uma prática “outra”, e essa ocorre quando educadores agem de forma insurgente, incorporando ao currículo conhecimentos subalternizados, deixando que sujeitos que foram silenciados pela colonialidade possam ser protagonistas da história. Acreditamos que professoras e professores carecem de formação continuada para exercer uma educação multicultural, antirracista e decolonial.

O curso realizado no MAR possibilitou que esses educadores, de diversos segmentos, da rede pública e privada de educação, fossem estimulados a criar possibilidades outras para suas próprias práticas a partir dos versos do samba-enredo.

Biografia do Autor

Erica Pereira dos Santos Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio) e integrante do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC). 

Victória Guimarães Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, História da Educação Brasileira e História das Disciplinas Escolares. É membro do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Nascimento, E. P. dos S., & Souza, V. G. (2020). Formação continuada e pedagogia decolonial: o M. A. R. e o samba. Revista Teias, 21(63), 46–63. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53968

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença