Arqueo-montagem da aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53936

Palavras-chave:

arquivo, aula, educação.

Resumo

Neste artigo ensaiado, opta-se por operar com uma arque-montagem, como que perguntando pelo arquivo tratando-se da aula no presente. A partir disso, buscamos alguns funcionamentos da aula neste contemporâneo de ataque a escolas e professores, de super aceleração e utilitarismo pragmático e, ainda, atravessado pela pandemia do novo coronavírus. Com esses sintomas, artistamos algumas possibilidades de aula, tais como a aula tela-janela e a aula do Ministério dos andares bobos, como que fazendo uma montagem entre a educação, o cinema, a fotografia e a filosofia para criarmos outras composições possíveis da aula no presente.

Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz MATOS, Programa de Pos-Graduação em Educação Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Estágio Pós-Doutoral no Exterior (2016), Université Paris X - Nanterre (França),laboratório de pesquisa filosofia, arte e estética. Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Apostilamento em Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCS (UCS), participa da Mobilidade Universitária entre UCS e Univiersité Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Coordenou a área no Pibid - Pedagogia. Atualmente faz parte do Observatório de Educação da UCS, ministra disciplinas de: didática, fundamentos do currículo, prática pedagógica, oralidade e letramento, alfabetização - crianças e EJA e estágio. Obteve Bolsa Pesquisadora Doutorado INEP/CAPES/UFRGS, Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior (CAPES), Bolsa Accueil Rhônes Alpes (França), Bolsa Mestrado CNPq, Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha), Bolsa de Iniciação Científica CNPq e Kellog. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Escreveu seus últimos livros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos, educação infantil e diferença.

Betina Schuler, Unisinos

Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão e no Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: Memórias, Instituições e Cultura Escolar. Pesquisadora do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS) por meio do Projeto Cartografias do Pensamento na Infância: Composições entre Arte, Educação e Filosofia. Atua principalmente nos temas: estudos foucaultianos em educação; práticas de escrita e leitura; infância e subjetivação; docências. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental. (

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

MATOS, Sônia Regina da Luz; SCHULER, Betina. Arqueo-montagem da aula. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 220–233, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53936. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53936. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença