Devaneios de um professor herético, impenitente, pertinaz e obstinado Manifesto de um Réu Confesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53931

Palavras-chave:

subjetivação docente, educação pública, devaneio epistêmico

Resumo

O presente artigo trata da expressão poética e literária, entremeada por reflexões filosóficas e pedagógicas, sobre os processos de assujeitamento e as subjetivações de um professor na escola pública durante dois anos letivos de experiência como docente de Seminários Integrados e Projetos. No texto, influenciado por Bachelard, Barthes, Cioran, Corazza, Feyerabend, Montaigne, Nietzsche, Sloterdijk, Tristan Tzara, são elaboradas escrituras heréticas e trágicas. São expressos os tensionamentos sofridos pelo autor, que também foi o sujeito da pesquisa, no decurso da vivência que causou profundas modificações no seu ser/fazer docente e redefinições epistemológicas. É um texto sagrado ao devaneio, veículo da significação de elementos da memória como objeto de estudo para alargamentos poéticos e literários sobre o ensino em uma perspectiva pluralista e transgressora. Os contrastes de claro e escuro permitem dimensionar o relevo e descrever a topologia dos (des)caminhos de um professor que, entre ciência e arte, escolhe ambas. Trata-se de um texto noturno, porém capaz de lançar luz sobre nós górdios da Educação através da lucidez que somente a loucura é capaz de forjar.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

Barcellos, G. (2020). Devaneios de um professor herético, impenitente, pertinaz e obstinado Manifesto de um Réu Confesso. Revista Teias, 21(63), 34–45. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53931

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença