Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Método dramático, Cosmopoéticas

Resumo

Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada nos fragmentos e motivos visuais; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico e fragmentário, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.

Biografia do Autor

Álvaro Renan José de Brito Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa em práticas de Cinema e Educação; mestre em Comunicação; formado em Cinema e Audiovisual.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

de Brito Alves, Álvaro R. J. (2020). Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema. Revista Teias, 21(63), 297–308. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença