Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741Palavras-chave:
Cinema, Educação, Método dramático, CosmopoéticasResumo
Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada nos fragmentos e motivos visuais; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico e fragmentário, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.
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