Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema

Álvaro Renan José de Brito Alves

Resumo


Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada nos fragmentos e motivos visuais; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico e fragmentário, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.


Palavras-chave


Cinema; Educação; Método dramático; Cosmopoéticas

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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