Bricolagens artísticas: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca

Autores

  • Renata Rocha de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Programa de pós-graduação em educação, processos formativos e desigualdades sociais. https://orcid.org/0000-0003-2160-2302
  • Thamy Lobo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53715

Palavras-chave:

cotidianos, currículos, redes educativas.

Resumo

O artigo narra às possibilidades criadas com a exposição Pardo é papel de Maxwell Alexandre e os ‘conhecimentossignificações’ que permeiam as obras bem como os cotidianos da cidade do Rio de Janeiro, criando um espaço de vida e de mobilização social, possibilitados pelas artes visuais, como modo outro de educação. Populações estigmatizadas ganham espaço e corpo, na referência à personalidades que subverteram os lugares aos quais foram designados na história contada, reescrevendo-as em interlocução com o momento presente, em espaços hegemônicos, como o dos museus. O trabalho docente se reinventa e se desloca no encontro de professores e estudantes com as obras de arte, em um movimento educativo, político e estético de resistência e criação cotidiana.

Biografia do Autor

Renata Rocha de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Programa de pós-graduação em educação, processos formativos e desigualdades sociais.

ROCHA, Renata de Oliveira, graduada em Pedagogia (UERJ), Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras (IFRJ), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ). Bolsista Capes.

Thamy Lobo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS.

LOBO, Thamy. Revisora e Docente na Associação Beneficente São Martinho, graduada em Letras (Universidade da Cidade), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ).  

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

de Oliveira, R. R., & Lobo, T. (2020). Bricolagens artísticas: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca. Revista Teias, 21(63), 309–323. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53715

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença