Poética do arquivar: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53646

Palavras-chave:

Arquivo, Arte, Currículo, Ensino de Biologia.

Resumo

A Poética do arquivar busca apresentar outras possibilidades, sentidos e práticas educativas sobre o conceito de arquivo; assim, a escrita deste artigo vai abordando como a prática de arquivar instaura uma poética com o fazer artístico contemporâneo. Como pensar o conceito de arquivo em torno da arte contemporânea e expandir as possibilidades educativas e curriculares? Apresentamos a figura do professor como um colecionador dos despropósitos que inventa um jeito particular de criar um arquivo. Partimos da ideia de alguns pensadores pós-estruturalistas, desde a literatura à filosofia, para pensar em outras práticas através do conceito de arquivo. Entendemos que a prática de arquivar reinventa novos espaços didáticos a partir das relações entre as imagens, servindo como uma membrana de conexão, criando zonas interfronteiriças de experimentação curricular por meio das imagens, natureza e a arte.

Biografia do Autor

Antonio Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Adjunto de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil. Membro participante do grupo de Pesquisa Carta-Imagem (Grupo de Estudos e Pesquisa em Imagem, Memória e Educação). Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2018. Tese defendida sobre título: “Laboratórios dos despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência”.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Educação.

Professor Associado II da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

SILVA, Antonio Almeida; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Poética do arquivar: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 324–339, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53646. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53646. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença