Por uma educação democrática: elaborando uma análise do "Programa Escola sem Partido” a partir do pensamento de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.53596

Palavras-chave:

Educação, Magistério

Resumo

O presente artigo tem como objetivo alinhavar o pensamento de Paulo Freire à atual inquietação sobre a viabilidade da composição de uma Educação Democrática e possível. Partimos de uma análise crítica do posicionamento conservador, com base no “Programa Escola sem Partido”, para desenhar um entendimento de suas propostas para a educação. Em seguida, assinalamos elementos para a composição de uma amálgama entre Democracia e Educação, no intuito de cunhar uma visão, junto à Freire, de uma Educação Democrática que responda de maneira coerente aos anseios do exercício educacional, diante de visões embrutecidas do papel da escola e dos professores. Norteando nossa discussão, perguntamos, a democracia se apresenta como orientação possível e realizável dentro e fora do ambiente escolar, diante de proposições conservadoras de educação? Com base em nossa investigação, inferimos que a possibilidade de uma Educação Democrática caminha junto ao questionamento da realidade e a desnaturalização das relações sociais, buscando a cidadania plena, crítica e dialógica.

Biografia do Autor

Hosana do Nascimento Ramôa, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED) da Faculdade de Educação da UFF. Área de pesquisa: Educação e Ensino de História. Orientador: Everardo Paiva de Andrade (Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação, UFF).

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Ramôa, H. do N. (2022). Por uma educação democrática: elaborando uma análise do "Programa Escola sem Partido” a partir do pensamento de Paulo Freire. Revista Teias, 23(68), 193–206. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53596

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua