Políticas, currículo e práticas docentes: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar

Autores

  • Flávia Marcele Cipriani Universidade Católica de Petrópolis
  • Antônio Flávio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis
  • Cíntia Chung Marques Corrêa Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53310

Palavras-chave:

políticas educacionais, currículo, Educação Básica, docentes, Covid-19.

Resumo

O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da Educação Básica, na cidade de Juiz de Fora, MG. O questionário on-line foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.

 

Biografia do Autor

Flávia Marcele Cipriani, Universidade Católica de Petrópolis

Doutoranda em Educação pela UCP. Linha de pesquisa: políticas públicas, formação docente e práticas educativas. Mestra em Psicologia pela UFJF. Linha de pesquisa: desenvolvimento humano e processos socioeducativos. Especialista em Gestão e Inspeção Escolar (CES-JF/PUC-MG). Graduada e licenciada nos cursos de Letras (CES-JF) e Pedagogia (CES-JF/PUC-MG). Tem experiência na área de gestão escolar da Educação Básica e do Ensino Superior, políticas públicas educacionais, educação contemporânea, currículo, desenvolvimento humano, práticas docentes, metodologias ativas da aprendizagem e disciplina positiva.

Antônio Flávio Barbosa Moreira, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1988). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Graduado em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1974). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971).  Graduado em Química Industrial pela Universidade do Brasil (1967), . Realizou Estágio Senior Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Foi professor titular da UFRJ, instituição na qual se aposentou em 2003. Recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2006 a 2009). Foi Secretário Geral da mesma Associação (2010-2011). Foi membro da Comissão de Avaliação da CAPES, na área de Educação, e do Comitê Assessor do CNPq na mesma área. É pesquisador 1A do CNPq. Suas pesquisas têm recebido apoio do CNPq, da CAPES e da FAPERJ. É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de educação, com ênfase em currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, teorias de currículo, prática curricular, história do currículo, multiculturalismo e formação de professores

Cíntia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Pós-Graduada em: Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP),  Administração Escolar (UCAM) e em Tecnologia Educacional (Plínio Leite).  Graduada em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Cipriani, F. M., Moreira, A. F. B., & Corrêa, C. C. M. (2020). Políticas, currículo e práticas docentes: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. Revista Teias, 21(63), 452–465. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53310