Políticas, currículo e práticas docentes: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.53310Palavras-chave:
políticas educacionais, currículo, Educação Básica, docentes, Covid-19.Resumo
O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da Educação Básica, na cidade de Juiz de Fora, MG. O questionário on-line foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.
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