A concepção do conselho escolar sobre a gestão democrática no contexto da educação quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52781

Palavras-chave:

conselho escolar, gestão democrática, educação escolar quilombola

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática no contexto da Educação Escolar Quilombola nas comunidades quilombolas de Jurrussaca e Torres em Tracuateua no Nordeste do Pará. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa. A técnica de coleta foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída de 10 (dez) representantes do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ed. Inf. de Ensino Fundamental Ludovino Antônio Araújo na comunidade quilombola do Jurrussaca e Escola Municipal de Ed. Inf. E Ensino Fundamental Antônio Rosa na comunidade quilombola do Torres em Tracuateua-PA. Os principais resultados revelam que a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática na Educação Escolar Quilombola está pautada na busca de mecanismos e condições para que espaços de participação, partilhamento e descentralização do poder ocorram.

Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA

Rosangela Maria de Nazaré e Silva, FAESA/ES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA. Docente da FAESA – Centro Universitário Espírito Santense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA)

Valdecira Carvalho Rodrigues

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Geógrafa pela Universidade Vale do Acaraú e Gestora em Escola da Rede Privada em Tracuateua-PA.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

dos Santos, R. A., e Silva, R. M. de N., & Rodrigues, V. C. (2021). A concepção do conselho escolar sobre a gestão democrática no contexto da educação quilombola. Revista Teias, 22(66), 398–413. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52781