A concepção do conselho escolar sobre a gestão democrática no contexto da educação quilombola

Raquel Amorim dos Santos, Rosangela Maria de Nazaré e Silva, Valdecira Carvalho Rodrigues

Resumo


O presente estudo objetivou analisar a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática no contexto da Educação Escolar Quilombola nas comunidades quilombolas de Jurrussaca e Torres em Tracuateua no Nordeste do Pará. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa. A técnica de coleta foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída de 10 (dez) representantes do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ed. Inf. de Ensino Fundamental Ludovino Antônio Araújo na comunidade quilombola do Jurrussaca e Escola Municipal de Ed. Inf. E Ensino Fundamental Antônio Rosa na comunidade quilombola do Torres em Tracuateua-PA. Os principais resultados revelam que a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática na Educação Escolar Quilombola está pautada na busca de mecanismos e condições para que espaços de participação, partilhamento e descentralização do poder ocorram.


Palavras-chave


conselho escolar; gestão democrática; educação escolar quilombola

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52781

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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