A pedagogia nos espaços sociais de formação humana: por uma concepção ampliada de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52542

Palavras-chave:

pedagogia, espaços sociais de formação humana, formação de educadores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação de pedagogas e pedagogos nos diversos espaços sociais de formação humana, à luz de uma concepção ampliada de educação. Faz-se uma reflexão sobre o papel da escola e uma problematização sobre os limites entre os campos de formação. O estudo parte da reflexão sobre a formação de educadores no curso de Pedagogia e do que se propõe como atuação nos diversos espaços sociais. A princípio, reconhece-se o papel fundamental da educação enquanto formação humana. Pretende-se ampliar as possibilidades de atuação de educadores nestes espaços. As principais conclusões do estudo apontam a relevância de se conceber uma formação de educadores alicerçada tanto no trabalho docente quanto no trabalho em outros espaços de formação, sem que se percam as características da docência na formação, mas compreendendo o planejamento, a coordenação, a gestão e a pesquisa, dentro e fora de instituições escolares.

Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Faculdade de Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Departamento de Educação Inclusiva e Continuada - Área: Educação de Jovens e Adultos.

Clarice Cordeiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ

Tutora à Distância pelo Cederj; diretora de um Espaço de Desenvolvimento Infantil; Mestranda em Educação; graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Danielle Portilho Muffareg Bosco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ

Tutora à Distância pelo Cederj; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Silva, J. L. da, Santos, C. C. dos, & Bosco, D. P. M. (2021). A pedagogia nos espaços sociais de formação humana: por uma concepção ampliada de educação. Revista Teias, 22(66), 270–282. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52542