Protagonismo estudantil na profissionalização docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971

Palavras-chave:

protagonismo estudantil, permanência e êxito dos estudantes, disciplinas pedagógicas, formação docente, docência.

Resumo

Neste texto, discutem-se desafios enfrentados na formação inicial dos professores, mais especificamente, para a permanência e o êxito dos estudantes em cursos de licenciatura, a partir da experiência do desenvolvimento do Projeto Profissão Docente (PPD) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tianguá. Na implantação do projeto, surgiram algumas questões básicas: quais condições, nos cursos de licenciatura em física e letras – português/inglês do referido campus, podem favorecer a profissionalização docente? Qual o papel das diversas disciplinas das licenciaturas na profissionalização docente? O referido artigo parte de um referencial teórico adotado a luz da temática formação docente, protagonismo estudantil e do empirismo vivenciado a partir do PPD. A experiência relatada permitiu saber que, em face de uma cultura acadêmica de vários desafios, faz-se necessário forjar uma cultura pedagógica fortemente associada à profissionalização docente, assim como as potencialidades da constituição de comunidades – discentes e docentes – para além do que já ocorre dentro da sala de aula.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (https://laconexao.net.br/), chefe do Departamento de Educação DED CCAE – UFPB e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

Dayana Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Quíxada nos cursos de licenciatura em Química e Geografia. Doutora em Educação (2019.1) - UFC, na linha História e Memória da Educação. Mestre em Educação Brasileira - UFC, na linha História e Memória da Educação (2015.1). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará - UFC (2013.1). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC - CNPq. 

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Araújo, O. H., & Silva de Oliveira, D. (2021). Protagonismo estudantil na profissionalização docente. Revista Teias, 22(66), 370–383. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971