Caosgrafia do amor docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51324

Palavras-chave:

amor, docência, metodologia de pesquisa.

Resumo

Apresenta-se a caosgrafia, uma metodologia criada em uma pesquisa de Doutorado em Educação. Tendo como temática amor e docência, objetivou tensionar a vinculação do amor à representações cristalizadas e a juízos de valor que impõe perfis à profissão, apresentando paisagens da docência, esboçadas por professores no Facebook. Engendrada em uma postura complexa e multirreferencial, estabelecida entre a Bricolagem de Lévi-Strauss e a ampliação de Kincheloey, e a Geofilosofia de Deleuze e Guattari, a caosgrafia empreendeu uma bricolagem acêntrica, construída em ensaios metodológicos, delineados por um mapa - roteiro-esboço-coreografias - que contemplou o atravessamento de referências heterogêneas sobre o amor, as quais coabitam na contemporaneidade e ressoam no campo da Educação. Como resultados, apresentou duas paisagens de amor e docência no Facebook: “Bailes dos 15 de outubro” e “Focos de abominação a Paulo Freire”. Propôs, ainda, que fundemos novas éticas amorosas efetivadas no esteio de uma educação para as relações. 

Biografia do Autor

Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

Sou graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Durante 20 anos atuei na Educação Básica e atualmente exerço a docência na Faculdade de Educação da UFBA, no curso de Pedagogia, na área de Estágio Supervisionado. Também, atuo na vice-coordenação do curso de Mestrado Profissional em Educação, do Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. Colaboro, como pesquisadora, com os grupos de pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA/CNPQ) e Interdisciplinar de Filosofia e Ciências Humanas (GIFCH/IFBASAMARO/CNPQ). Dedico-me aos seguintes temas: sensibilidades e educação; formação docente; currículo; e inovações pedagógicas.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Almeida, V. D. (2021). Caosgrafia do amor docente. Revista Teias, 22(64), 151–166. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51324

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua