Caosgrafia do amor docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.51324Palavras-chave:
amor, docência, metodologia de pesquisa.Resumo
Apresenta-se a caosgrafia, uma metodologia criada em uma pesquisa de Doutorado em Educação. Tendo como temática amor e docência, objetivou tensionar a vinculação do amor à representações cristalizadas e a juízos de valor que impõe perfis à profissão, apresentando paisagens da docência, esboçadas por professores no Facebook. Engendrada em uma postura complexa e multirreferencial, estabelecida entre a Bricolagem de Lévi-Strauss e a ampliação de Kincheloey, e a Geofilosofia de Deleuze e Guattari, a caosgrafia empreendeu uma bricolagem acêntrica, construída em ensaios metodológicos, delineados por um mapa - roteiro-esboço-coreografias - que contemplou o atravessamento de referências heterogêneas sobre o amor, as quais coabitam na contemporaneidade e ressoam no campo da Educação. Como resultados, apresentou duas paisagens de amor e docência no Facebook: “Bailes dos 15 de outubro” e “Focos de abominação a Paulo Freire”. Propôs, ainda, que fundemos novas éticas amorosas efetivadas no esteio de uma educação para as relações.
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