A Referencialização na pesquisa em educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51288

Palavras-chave:

Formação de professores, Avaliação, Ensino de Ciências

Resumo

Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Tobaldini de Lima, B. G., Richetti, G. P., & Alves-Filho, J. de P. (2021). A Referencialização na pesquisa em educação em Ciências. Revista Teias, 22(64), 195–205. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51288

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua