Cultura e currículo Mura: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.50972

Palavras-chave:

Educação Escolar Mura, Currículo Mura, Cultura, Práticas Pedagógicas

Resumo

A abordagem sobre Educação Escolar Mura não pode ser realizada sem antes relacioná-la à concepção e compreensão do conceito de cultura, requerendo essa explicação como prioridade aos processos do planejamento pedagógico e à organização e elaboração da proposta curricular da escola indígena. O objetivo principal do texto foi analisar de que modo o currículo produzido na escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia São Félix-Autazes/AM se articula com os elementos da cultura do povo Mura. Metodologicamente o texto fundamenta-se na pesquisa qualitativa e procurou seguir as orientações previstas no método hermenêutico-dialético. Os resultados apontam que o currículo que orienta as práticas pedagógicas nesta escola fortalece a identidade e cultura desse povo, pois articula formas de viver/conviver e concebe a escola indígena como palco que viabiliza o trabalho educacional relacionando aldeia/povo/cultura/vida. 

Biografia do Autor

Jaspe Valle Neto, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-FACED/UFAM). Mestre em Educação pelo PPGE-FACED/UFAM. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2008). Atualmente, é servidor público exercendo a função de assessor pedagógico junto ao Núcleo pedagógico do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM-SEDUC/AM) com ênfase na organização e orientação de quatro grandes eixos de trabalho no ensino presencial com mediação tecnológica: planejamento, produção televisiva, transmissão e pós-transmissão de conteúdos curriculares da educação básica. Tem experiência na área de docência em Educação junto aos alunos da graduação e pós-graduação (lato sensu) em ciências humanas, com ênfase em Educação e Multiculturalismo, Educação Escolar Indígena, Orientação de Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica, Projeto de Pesquisa, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Gestão Educacional, Sociologia da Educação, História da Educação, Educação Infantil, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, etc. Atuou como Professor Ministrante nos módulos pedagógicos para alunos administradores, professores, pedagogos, gestores, técnicos em alimentação escolar, etc. da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas/SEDUC/CEPAN. Atuou no Projeto Escola de Conselhos/AM formando Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Amazonas e organizando eventos. Atuou como Coordenador de Cursos do Projeto Arumã (formação de professores das Redes Estaduais e Municipais de Manaus, Itacoatiara, Iranduba, Urucará e Presidente Figueiredo), para atuação em sala de aula na ótica da inclusão. Atuou como administrativo pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões - UNISOL/UFAM, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2000-2011).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Neto, J. V. (2020). Cultura e currículo Mura: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM. Revista Teias, 21(63), 425–438. https://doi.org/10.12957/teias.2020.50972