Os atravessamentos da saúde na educação e os efeitos da governamentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50845

Palavras-chave:

PNEE 2008, medicalização escolar, saúde e educação

Resumo

Este artigo objetiva discutir os efeitos da implementação da Política Nacional de Educação Especial de 2008 no município de Linhares, ES, a partir do encontro entre educação e saúde. Os dados dessa pesquisa referem-se ao ano de 2010 e foram analisados sob as lentes da Análise Institucional. Com base nesses pressupostos, nos voltamos para a nova organização da rede, após a implementação da PNEE 2008, que estabeleceu uma parceria entre saúde e educação. A partir disso, observou-se o aumento da demanda de avaliação das dificuldades de aprendizagem e de problemas comportamentais dos estudantes por parte das escolas e de seus profissionais. Este efeito emergiu neste trabalho como um analisador histórico: Aumento da demanda por avaliação, apontando para como tem se constituído a relação entre saúde e educação no âmbito da escola e abrindo espaços para novas organizações desta relação. Questões até então corriqueiras no cotidiano escolar passaram a ser consideradas disfunções neuropsicológicas dos estudantes, demandando, assim, a avaliação de uma equipe de saúde. Diante disso, a equipe de trabalho elaborou uma série de estratégias que pudessem minimizar o processo de medicalização escolar que estava se instituindo naquela rede. Essas estratégias aproximaram os profissionais da saúde e da educação, permitindo que os profissionais da escola colocassem suas práticas em análise e produzissem mudanças nas relações e práticas da escola.

 

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Porto, R. M., & Amado, L. A. S. (2021). Os atravessamentos da saúde na educação e os efeitos da governamentalidade. Revista Teias, 22(64), 269–284. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50845

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua