Potencialidades da História Oral na pesquisa e na form(ação) docente: percurso metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50659

Palavras-chave:

história oral, saberes docente, metodologia de pesquisa

Resumo

O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.

Biografia do Autor

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Univesidade Federal do Espírito Santo. Área: formação de professores, estágio supervisionado, ensino e aprendizagem, história oral, memórias e narrativas docentes.

Jullizze Maia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Direito, licencianda em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, pela Universidade Federal de Uberlãndia.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Borges, V. J., & Borges, J. M. (2021). Potencialidades da História Oral na pesquisa e na form(ação) docente: percurso metodológico. Revista Teias, 22(64), 88–101. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50659

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua