Potencialidades da História Oral na pesquisa e na form(ação) docente: percurso metodológico

Vilmar José Borges, Jullizze Maia Borges

Resumo


O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.


Palavras-chave


história oral; saberes docente; metodologia de pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional