Formação de professores e racismo: Para onde vamos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49740

Palavras-chave:

Formação de professores, Racismo, Discriminação racial, Currículo.

Resumo

 

Escrever sobre racismo nos dias atuais é trazer à tona fatos do cotidiano que apontam para o debate sobre a questão racial no Brasil. A proposta dessa escrita baseia-se no reconhecimento de que o racismo está presente também na formação de professores e de um modo geral, muitos preconceitos concebidos e introjetados ao longo da vida social estão no espaço escolar de forma explícita, ou ainda, de forma camuflada. Pensar a formação de professores como um espaço de discussão das relações raciais é possível? Na sociedade brasileira o racismo se efetiva de diversas formas e o racismo se dá não apenas pelas questões culturais, mas também com relação aos aspectos físicos observáveis no corpo do/a negro/a. Dentro deste cenário apresentado, este artigo dará maior destaque a educação que acontece no interior da escola, pois há tempos recai sobre ela uma aposta para a emancipação e garantia de melhores condições de vida para a população negra.

Biografia do Autor

Rejane Lucia Amarante de Macedo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Educação (UFF); Professora Mestra em Educação - UERJ; Pedagoga (UERJ), Professora dos Anos Iniciais e Orientadora Educacional; Área de Educação Especial e Inclusiva. Educação para as Relações Étnico-raciais; Políticas Públicas, Direitos e Desigualdades.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Macedo, R. L. A. de. (2020). Formação de professores e racismo: Para onde vamos?. Revista Teias, 21(62), 106–115. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49740

Edição

Seção

Raça e Cultura