O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49739

Palavras-chave:

Centro afrocarioca de cinema, Movimento negro, Pedagogia decolonial, ancestralidade, currículo.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o Centro afrocarioca de cinema, inserido enquanto expressividade do Movimento negro, no qual as questões raciais e culturais têm na sétima arte a linguagem articuladora com a literatura, a dança, a música e o teatro. Entendemos esse espaço fundamentado em uma Pedagogia decolonial ao qual o fundador Zózimo Bulbul e seus pares constroem perspectivas fundamentais para repensar o currículo da formação docente e da escola básica em consonância com a Lei 10.639/2003. Dessa forma, compreendemos a necessidade dos professores terem por referência os conhecimentos produzidos por artistas e intelectuais negros ao evidenciarem a indissociabilidade da ancestralidade, da oralidade e das diferentes linguagens artísticas com vistas à produção de novas imagens cinematográficas.

Biografia do Autor

Fábio José Paz da Rosa, Universidade Estácio de Sá

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema (SOCINE) e da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. É Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Organização Curricular e Prática Docente (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Licenciado em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Licenciatura em Pedagogia. É autor do livro "Educação Profissional: Teoria e Prática" publicado pela Editora SESES. É coordenador do Projeto de Pesquisa "Luz, Câmera e negritudes: O cinema negro na construção curricular nos cursos de formação de professores" (UNESA) e coordenador do GINCF: Grupo de Estudos Intelectualidade Negra, Currículo e Formação docente. Em 2019 atuou como professor do curso de curta duração em Habilidades e Competências do Currículo da Educação Básica pela Fundação Joaquim Nabuco/MEC em Recife. Atuou como coordenador do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional do campus Duque de Caxias da Universidade Estácio de Sá (2017-2019). Atuou como professor substituto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Licenciatura em Pedagogia na área de Didática e Prática de Ensino das Séries Iniciais (2017).Atuou como professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015) nas Licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Geografia. É o idealizador, professor e coordenador do Instituto JP desde 2005 com larga experiência na Educação de crianças, jovens e adultos. Tem interesse aos seguintes temas: Currículo e cinema; Currículos e Didáticas interculturais e Decoloniais; Questões étnico-raciais e currículo e Didática das séries iniciais.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Rosa, F. J. P. da. (2020). O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial. Revista Teias, 21(62), 278–293. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49739

Edição

Seção

Raça e Cultura