Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia

Raquel Amorim Santos, Joana d`Darc de Vasconcelos Neves, Morgana da Silva Pereira

Resumo


O estudo analisa as representações sociais de docentes sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica a partir do Projeto de Extensão da UFPA em Bragança-PA. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa Tridimensional das Representações Sociais com base em Moscovici. Para coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 12 docentes da Educação Básica que participaram das ações extensionistas. Na análise utilizou-se o dialogismo discursivo de Bakhtin. Os resultados demonstraram que os processos de formação de professores são fundantes para a [re]construção de práticas pedagógicas que visem o enfrentamento do racismo, discriminação e preconceito racial, de modo a contribuir para a construção da identidade positiva de afro-brasileiros na escola básica. Conclui-se que a formação continuada contribui para que professores ressignifiquem seus conceitos acerca da diversidade étnica e práticas pedagógicas, voltadas para a pomoção da igualdade étnico-racial.


Palavras-chave


Representação Social; Relações Étnico-Raciais; Formação Docente.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725

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Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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