Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia
Resumo
O estudo analisa as representações sociais de docentes sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica a partir do Projeto de Extensão da UFPA em Bragança-PA. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa Tridimensional das Representações Sociais com base em Moscovici. Para coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 12 docentes da Educação Básica que participaram das ações extensionistas. Na análise utilizou-se o dialogismo discursivo de Bakhtin. Os resultados demonstraram que os processos de formação de professores são fundantes para a [re]construção de práticas pedagógicas que visem o enfrentamento do racismo, discriminação e preconceito racial, de modo a contribuir para a construção da identidade positiva de afro-brasileiros na escola básica. Conclui-se que a formação continuada contribui para que professores ressignifiquem seus conceitos acerca da diversidade étnica e práticas pedagógicas, voltadas para a pomoção da igualdade étnico-racial.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias