Dilemas na implantação da educação superior pública em uma IFES na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49687

Palavras-chave:

educação superior, formação de professores, história da educação, Amazônia.

Resumo

Os desafios educacionais para a efetivação da educação escolar são diversificados e exigem esforço coletivo para serem compreendidos. Esse estudo trata de alguns dos dilemas que estiveram presentes no processo de implantação do curso de pedagogia em Santarém, cidade localizada no interior da Amazônia brasileira. Traz uma abordagem histórica das primeiras ações da Universidade Federal do Pará – UFPA, durante a década de 1970, fora da capital, onde havia sido implantada ainda na década de 1950. Contextualizando as ações extensionistas e de ensino daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) relativas à formação de professores, como um dos mais instigantes desafios na/da região de atuação da UFPA. O curso de pedagogia foi uma espécie de desbravador da interiorização do ensino superior público em Santarém e em outros locais da Região. E no caso do município objeto desse estudo, representa o mais importante precedente histórico da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a primeira instituição de ensino superior federal criada fora de uma das capitais da Amazônia.

Palavras-chave: educação superior; formação de professores; história da educação; Amazônia.

Biografia do Autor

Francisca Márcia Lima de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Mestra em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará; Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2006), Pós-Graduação em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Secretariado Executivo na UNINTER. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuou como Chefe Substituta do Gabinete do Reitor, e Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Professora Assistente (tutora) do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais, (nível Pós-Graduação) da UFOPA. Tem experiência na área de Educação, Letras e Secretariado Executivo, Docente no Programa Projovem Urbano nas áreas de Língua Portuguesa e Informática.

Anselmo Alencar Colares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Graduado em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialista em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), Curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do Doutorado em Educação (Rede Educa Norte - Polo UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Vice-reitor Ufopa ( 2014 - 2018). Sócio da ANPED, SBHE e sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Docente na educação básica de 1981 a 1994, e posteriormente no ensino superior. Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa. Atua principalmente com: História e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; formação de professores. É avaliador de instituições e de cursos pelo INEP/MEC desde 2008. Em 2012 concluiu pós doutorado em educação, na Unicamp, desenvolvendo pesquisa na temática da Educação Escolar Indígena.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

de Sousa, F. M. L., & Colares, A. A. (2020). Dilemas na implantação da educação superior pública em uma IFES na Amazônia. Revista Teias, 21(61), 26–38. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49687

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia