Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49511

Palavras-chave:

Processos de Ensino-Aprendizagem, Cultura Bantu, Tradição

Resumo

A Lei 10.639/03, isoladamente, não representará efeito real no processo de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira. A questão é ampliada sendo necessário refletir sobre a constituição da escola, seus pilares didáticos que não refletem o modo de pensar/existir/expressar da maioria das pessoas do  país. Esta pesquisa reflete sobre os processos de ensino-aprendizagem inspirados no conhecimento tradicional do Candomblé Congo-Angola, ancorado na filosofia Bantu, em sua visão de mundo e noção de sociedade. Para adensar a discussão, o Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi é  afrografado na pesquisa como uma inspiração para pensar em uma educação antirracista que favoreça a integralização da pessoa como cerne do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Tássio Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Tássio Ferreira nasceu em Salvador-Ba (1989). Multi artista da Cena. É professor Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) / Centro de Formação em Artes (CFA). Coordenador da Pós-Graduação lato-sensu em Pedagogia das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (Centro de Formação em Artes/UFSB), Vice Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (Campus Jorge Amado/UFSB), Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Pós-Graduado em Arte na Educação pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC), Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente pesquisa sobre a Lei 10.639/03, Pedagogias Afrodiaspóricas para formação docente em Artes, bem como culturas africanas e afro-brasileiras, Artes Negrorreferenciadas, materiais didáticos afrocentrados para professorxs de arte e o candomblé Congo-Angola como estratégia de ensino das artes cênicas. É fundador e diretor artístico do Coletivo Hedônicos, Coletivo AFRO(en)CENA e Taata dya Nkisi (Sacerdote) do Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi (Simões Filho-Ba).

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Ferreira, T. (2020). Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi. Revista Teias, 21(62), 64–77. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49511

Edição

Seção

Raça e Cultura