Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi

Tássio Ferreira

Resumo


A Lei 10.639/03, isoladamente, não representará efeito real no processo de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira. A questão é ampliada sendo necessário refletir sobre a constituição da escola, seus pilares didáticos que não refletem o modo de pensar/existir/expressar da maioria das pessoas do  país. Esta pesquisa reflete sobre os processos de ensino-aprendizagem inspirados no conhecimento tradicional do Candomblé Congo-Angola, ancorado na filosofia Bantu, em sua visão de mundo e noção de sociedade. Para adensar a discussão, o Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi é  afrografado na pesquisa como uma inspiração para pensar em uma educação antirracista que favoreça a integralização da pessoa como cerne do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Processos de Ensino-Aprendizagem; Cultura Bantu; Tradição

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49511

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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