Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)
Resumo
No Brasil, as significações sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Neste artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da Educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, para uma Educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49485
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias