Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48759

Palavras-chave:

, Urbanismo africano, Historia e cultura africana, Ensino de urbanismo, engenharia e sociedade, Pan-africanismo e educação.

Resumo

: O desenvolvimento do referencial conceitual da disciplina de “Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidade”  foi desenvolvido em pesquisas nos últimos 10 anos e a disciplina foi  oferecida em alguns programas de pós-graduação nas áreas de ensino de  Engenharia e Sociedade do NIDES-UFRJ e da arquitetura e urbanismo da UFBA. O artigo é sobre o desenvolvimento referencial conceitual do urbanismo com base na perspectiva da historia e cultura africana e do Pan-africanismo.  Trata de  uma abordagem considerada por nós original no campo do ensino de urbanismo, de caráter transdisciplinar,  para as áreas de engenharia e sociedade, geografia urbana e arquitetura e urbanismo.  O ensino da relação entre  engenharia e sociedade é um campo relativamente novo abrange as relações sociais, compreendendo as relações etno-raciais, as culturas e as tecnologias.  O urbanismo e a arquitetura são campos do conhecimento na interface sociedade e tecnologias construtivas, sendo que ao longo do século passado produziram uma visão eurocêntrica e um pensamento racista sobre o continente africano. A perspectiva do ensino do urbanismo com base na historia e cultura africana constitui uma inovação em ensino, faz parte do combate teórico-conceitual ao eurocentrismo. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento das bases conceituais dessa disciplina.

Biografia do Autor

Henrique Cunha Junior, Universidade Federal do Ceara

Professor Titular pela Universidade Federal do Ceara, concursado em 1995, Livre docente pela USP- 1993. Doutro em Engenharia pelo INPL- Nancy - Frnaça -1983. Trabalha no programa de posgraduação Brasileira - UFC e no Programa de Engenharia Eletrica. Tem como temas de pesquisa Africanidades e Afrodescendencia (educação) e Planejamento Energetico (Engenharia).

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Cunha Junior, H. (2020). Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema). Revista Teias, 21(62), 371–382. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48759

Edição

Seção

Ensaios