Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697

Palavras-chave:

pesquisa (auto)biográfica, narrativa, música

Resumo

O artigo tem como objetivo explicar um procedimento de pesquisa (auto)biográfica desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, destacando suas potencialidades de uso para a formação de professores. Referenciados teoricamente em estudos sobre pesquisa (auto)biográfica (ABRAHÃO, 2004; BRAGANÇA, 2011; BOLÍVAR, DOMINGUES, FERNANDEZ, 2001, CUNHA, 2012; NÓVOA, FINGER, 2010; PASSEGGI, 2011a, entre outros), experiência e formação (DELORY-MOMBERGER, 2014; DOMINICÉ, 2010a; JOSSO, 2010a; JOSSO, 2010b; PASSEGGI, 2011b; SUÁREZ, 2012, entre outros), os diferentes momentos que integram a biografia músico-educativa, procedimento em questão, são delineados destacando-se as suas particularidades e contribuições para a formação docente. Inspirada na biografia educativa, um procedimento de pesquisa e formação desenvolvido por Pierre Dominicé e Marie-Christine Josso, a discussão teórico-metodológica sobre a biografia músico-educativa busca fomentar o debate sobre a pertinência de abordagens (auto)biográficas em processos formativos, sejam estes no âmbito acadêmico ou em outros contextos e ampliar as perspectivas sobre a formação docente inicial, continuada e permanente.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro dos Grupos de Pesquisas Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É coordenadora da região Norte na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e representante do estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

de Almeida, J. (2021). Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, 22(64), 102–115. https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua