AS MÍDIAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Klalter Bez Fontana Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lidnei Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48632

Palavras-chave:

educação a distância, mídias, educação infantil

Resumo

O artigo está baseado em uma pesquisa exploratória desenvolvida no 4º e 5º semestre do curso de Pedagogia a Distância da UDESC. A investigação teve como objetivo problematizar como as mídias aparecem no contexto da educação infantil, qual a percepção dos acadêmicos sobre elas e quais as possibilidades de uso nesse contexto. Para compreensão do fenômeno, lançou-se mão de dois instrumentos de coleta de dados: Roteiro de Observação e Projeto de Intervenção Docente. Os resultados apontam que as mídias ainda são vistas e utilizadas como recursos didáticos, mas não alinhadas à perspectiva da mídia-educação, tornando essencial o debate sobre tais questões no processo formativo docente, em especial, na formação inicial de educadores.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Cruz, D. M., Fontana, K. B., & Ventura, L. (2020). AS MÍDIAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Teias, 21(60), 177–192. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48632

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação