PRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: o papel da formação docente

Autores

  • Ariane Xavier de Oliveira Prefeitura de Cambé/PR
  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina / Paraná
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina / Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48627

Palavras-chave:

educação, educação básica, tecnologias digitais, boas práticas, teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo do presente estudo foi promover uma discussão acerca do papel da formação de professores enquanto mobilizadoras de boas práticas com tecnologias digitais. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório que utilizou como fonte de dados, entrevistas e consulta a documentos oficiais. Participaram das entrevistas cinco professores e uma assessora pedagógica. O estudo tem como base principal os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. De posse dos dados analisados foi possível apreender a relevância da formação em serviço como mobilizadora de boas práticas com esses artefatos.

Biografia do Autor

Ariane Xavier de Oliveira, Prefeitura de Cambé/PR

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

Oliveira, A. X. de, Mello, D. E. de, & Franco, S. A. P. (2020). PRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: o papel da formação docente. Revista Teias, 21(60), 75–90. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48627

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação