Socialização étnico-racial de crianças na creche de uma comunidade remanescente de quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48196

Palavras-chave:

Socialização étnico-racial, Crianças negras, Creche

Resumo

A presente pesquisa analisou se e como o pertencimento étnico-racial de crianças negras bem pequenas remanescentes de quilombolas que frequentam creche na própria comunidade implica nas interações vividas entre elas no contexto da creche. O procedimento utilizado para a construção dos dados foi a observação participante. A análise indica que as interações entre as crianças não se pautavam no pertencimento étnico-racial nem manifestavam indícios de orgulho racial e étnico do grupo negro, o que parece decorrer das experiências que elas viveram até então, tanto na instituição educativa que frequentavam como, provavelmente, nas suas famílias. Aparentemente, o pertencimento delas ao grupo étnico-racial negro sequer se constituía como um fator que lhes mobilizava a atenção.

Biografia do Autor

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, especificamente, da linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança , eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (2017). Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) no campo da Educação Infantil, especificamente, nas disciplinas de Educação Infantil e Proposta Pedagógica e Práticas de Educação Infantil (2016 - 2017). Atuou como bolsista de pesquisa (2015 - 2017), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto "A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche", coordenado pela Profª. Drª. Silvia Helena Vieira Cruz. É integrante do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará. Foi professor da educação básica na escola Vila (Fortaleza-CE) (2018).

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia (1979), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1987) e também doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Fez estágio de aperfeiçoamento no Departamento de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas durante o ano de 2005 e pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal) em 2007. É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas com crianças pequenas, trabalho pedagógico na Educação Infantil e formação de professores.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Oliveira de Aquino, P. N., & Vieira Cruz, S. H. (2020). Socialização étnico-racial de crianças na creche de uma comunidade remanescente de quilombolas. Revista Teias, 21(62), 173–185. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48196

Edição

Seção

Raça e Cultura