Socialização étnico-racial de crianças na creche de uma comunidade remanescente de quilombolas
Resumo
A presente pesquisa analisou se e como o pertencimento étnico-racial de crianças negras bem pequenas remanescentes de quilombolas que frequentam creche na própria comunidade implica nas interações vividas entre elas no contexto da creche. O procedimento utilizado para a construção dos dados foi a observação participante. A análise indica que as interações entre as crianças não se pautavam no pertencimento étnico-racial nem manifestavam indícios de orgulho racial e étnico do grupo negro, o que parece decorrer das experiências que elas viveram até então, tanto na instituição educativa que frequentavam como, provavelmente, nas suas famílias. Aparentemente, o pertencimento delas ao grupo étnico-racial negro sequer se constituía como um fator que lhes mobilizava a atenção.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.48196
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias