Representações de matriarcas e de estudantes de Pedagogia sobre a criança e sua educação: presença e influência no processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.46716

Palavras-chave:

Formação de professores, Cultura, Representações.

Resumo

A proposta de desenvolver um Projeto de Ensino na formação de professores está diretamente relacionada às ações pedagógicas de apoio educacional, aumentando as chances de sucesso acadêmico dos alunos. Com base em uma proposta materialista histórica e dialética, este artigo apresenta ações pedagógicas relacionadas à articulação do "conhecimento prévio" dos alunos com o conteúdo curricular de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública, a saber: cultura, representações. Realizamos o cruzamento intergeracional a partir de discursos de avós e de estudantes sobre educação infantil, como possibilidade de identificação de princípios, valores, posições, ancorados na cultura. Os resultados mostraram o como a representação sobre o educar infantil das avós, significa e influencia a prática educativa dos futuros professores.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás.

Dra. em Educação. Pedagoga. Psicóloga. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educaçao, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

 

 

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Publicado

22-08-2020

Como Citar

Magalhães, S. M. O. (2020). Representações de matriarcas e de estudantes de Pedagogia sobre a criança e sua educação: presença e influência no processo educativo. Revista Teias, 21, 245–259. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46716

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua