Representações de matriarcas e de estudantes de Pedagogia sobre a criança e sua educação: presença e influência no processo educativo
Resumo
A proposta de desenvolver um Projeto de Ensino na formação de professores está diretamente relacionada às ações pedagógicas de apoio educacional, aumentando as chances de sucesso acadêmico dos alunos. Com base em uma proposta materialista histórica e dialética, este artigo apresenta ações pedagógicas relacionadas à articulação do "conhecimento prévio" dos alunos com o conteúdo curricular de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública, a saber: cultura, representações. Realizamos o cruzamento intergeracional a partir de discursos de avós e de estudantes sobre educação infantil, como possibilidade de identificação de princípios, valores, posições, ancorados na cultura. Os resultados mostraram o como a representação sobre o educar infantil das avós, significa e influencia a prática educativa dos futuros professores.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.46716
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias