Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Práticas Pedagógicas, Representações Sociais

Resumo

O presente estudo objetivou compreender e analisar as representações sociais do desenvolvimento infantil  e discutir sua associação às práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação do desenvolvimento infantil na qual os sujeitos não estabelecem relações específicas entre as atividades apresentadas e as dimensões estudadas.

Biografia do Autor

Bruno Viviani dos Santos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutorando e Mestre em Educação (Universidade Estácio de Sá - UNESA). Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Biomecânica aplicada ao treinamento (Universidade Estácio de Sá - UNESA). Graduado em Educação Física (Centro Universitário Uniabeu). Professor de Educação Física da Secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Pedro Humberto Faria Campos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de Provence, França. Docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Santos, B. V. dos, & Campos, P. H. F. (2020). Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física. Revista Teias, 21, 194–209. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua