Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física
Resumo
O presente estudo objetivou compreender e analisar as representações sociais do desenvolvimento infantil e discutir sua associação às práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação do desenvolvimento infantil na qual os sujeitos não estabelecem relações específicas entre as atividades apresentadas e as dimensões estudadas.
Palavras-chave
Educação Física Escolar; Práticas Pedagógicas; Representações Sociais
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias