Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Práticas Pedagógicas, Representações SociaisResumo
O presente estudo objetivou compreender e analisar as representações sociais do desenvolvimento infantil e discutir sua associação às práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação do desenvolvimento infantil na qual os sujeitos não estabelecem relações específicas entre as atividades apresentadas e as dimensões estudadas.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
Santos, B. V. dos, & Campos, P. H. F. (2020). Relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física. Revista Teias, 21, 194–209. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.