Políticas públicas de leitura e educação escolar: análise da materialização em Anhumas / São Paulo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45856

Palavras-chave:

Políticas públicas, Biblioteca escolar, Políticas educacionais

Resumo

O Plano Nacional do Livro e Leitura propõe eixos e ações a fim de criar espaços e condições à execução de políticas públicas com vistas à garantia de acesso às formas mais verticais de informação. Este estudo objetiva analisar o processo de implementação do Plano Municipal de Anhumas e contribuir às discussões sobre a formulação de políticas públicas locais de biblioteca escolar. Realizou-se um estudo de caso em que nos dispomos da revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação e análise de documentos. A experiência do município em empreender seu Plano demonstra que criar e promover políticas públicas de leitura e biblioteca é um caminho promissor para que a população possa ter condições de criar debates e construir conhecimento, com foco no direito fundamental à informação.

Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Bibliotecaria-Documentalista do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Sao Paulo- Campus de Presidente Epitacio desde o ano de 2011. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Presidente Prudente em 2018. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional em 2008. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006. Membro do Grupo de Pesquisa Formacao de Professores, Politicas Públicas e Espaco Escolar - GPFOPE.

Silvio César Nunes Militão, Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília

Possui graduacao em Ciencias Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), graduacao em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente e Professor Assistente Doutor do Departamento de Didatica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/Campus de Marilia) e docente vinculado, desde 2016, ao Programa de Pos-graduacao em Educacao da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . Tem experiencia na area de Educacao, com enfase em Politica Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralizacao, municipalizacao do ensino, financiamento da educacao (fundef/fundeb), educacao municipal, adocao de sistemas apostilados de ensino, e educacao de tempo integral

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

Sala, F., & Militão, S. C. N. (2020). Políticas públicas de leitura e educação escolar: análise da materialização em Anhumas / São Paulo. Revista Teias, 21(62), 421–438. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45856

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua