Políticas públicas de leitura e educação escolar: análise da materialização em Anhumas / São Paulo.

Fabiana Sala, Silvio César Nunes Militão

Resumo


O Plano Nacional do Livro e Leitura propõe eixos e ações a fim de criar espaços e condições à execução de políticas públicas com vistas à garantia de acesso às formas mais verticais de informação. Este estudo objetiva analisar o processo de implementação do Plano Municipal de Anhumas e contribuir às discussões sobre a formulação de políticas públicas locais de biblioteca escolar. Realizou-se um estudo de caso em que nos dispomos da revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação e análise de documentos. A experiência do município em empreender seu Plano demonstra que criar e promover políticas públicas de leitura e biblioteca é um caminho promissor para que a população possa ter condições de criar debates e construir conhecimento, com foco no direito fundamental à informação.

Palavras-chave


Políticas públicas; Biblioteca escolar; Políticas educacionais

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45856

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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