LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

Autores

  • Jefferson do Carmo Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Leonardo Rodrigo Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Paulo Boa Sorte Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45853

Palavras-chave:

Educação, Formação Contínua, Letramentos Digitais.

Resumo

Os letramentos digitais, agora entendidos como práticas sociais que abarcam o digital e para além do digital, desempenham grande papel na educação contemporânea. No entanto, para que práticas de letramentos digitais sejam contempladas em sala de aula, programas de formação contínua de professores para os letramentos digitais precisam ser empreendidos (MENEZES DE SOUZA, 2011; LANKSHEAR E KNOBEL, 2015; JORDÃO, 2017). Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de formação contínua de professores para os letramentos digitais. Aplicamos questionários a professores da educação básica de escolas públicas de Arraias, Tocantins. Como resultados, constatamos os usos ainda relacionados a fatores técnicos em detrimento dos aspectos críticos e reflexivos.

Biografia do Autor

Jefferson do Carmo Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Leonardo Rodrigo Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, Doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG.

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizou estágios pós-doutorais na UNICAMP e University of Michigan. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na University of Miami.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

Santos, J. do C. A., Soares, L. R., & Boa Sorte, P. (2020). LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES. Revista Teias, 21(60), 270–281. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45853