Narrativas sobre processos educativos no Santo Daime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45443

Palavras-chave:

Educação, Santo Daime, Processos Educativos

Resumo

O presente artigo contempla aspectos de uma pesquisa maior a respeito dos processos educativos ocorridos no interior de uma religião ayahuasqueira, o Santo Daime. O Santo Daime é compreendido por seus frequentadores literalmente como uma escola. O objetivo, aqui, é compreender como esses processos educativos são apreendidos e narrados por atuais e/ou antigos frequentadores dessa religião. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa que, além de pesquisa bibliográfica, utilizou-se de pesquisa documental em alguns hinários, bem como de entrevistas semi-estruturadas com sete sujeitos que frequentam ou frequentaram o Santo Daime em diversas igrejas do CEFLURIS localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Entende-se que o os adeptos percebem o Santo Daime como um equivalente funcional da escola, cuja organicidade ou funcionamento estaria associado a um trabalho ritual e a um trabalho de transformação de si baseado no autoconhecimento. Para esses sujeitos, os rituais se constituem em determinados saberes considerados por eles essenciais.

Biografia do Autor

Ana Paula Kahmann, Universidade de Santa Cruz do Sul

Socióloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC com bolsa PROSUC/CAPES modalidade II. Mestra em Educação pela UNISC (2017). Integrante do grupo de pesquisa: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, vinculado a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação do PPGEdu. 

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Departamento de História e Geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o curso de pós-graduação em História da Alimentação e Patrimônio Cultural. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq; pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais (UNISC) e colaborador no Grupo EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP/UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Kahmann, A. P., & Silveira, Éder da S. (2020). Narrativas sobre processos educativos no Santo Daime. Revista Teias, 21, 3–16. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45443

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua