Narrativas sobre processos educativos no Santo Daime
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.45443Palavras-chave:
Educação, Santo Daime, Processos EducativosResumo
O presente artigo contempla aspectos de uma pesquisa maior a respeito dos processos educativos ocorridos no interior de uma religião ayahuasqueira, o Santo Daime. O Santo Daime é compreendido por seus frequentadores literalmente como uma escola. O objetivo, aqui, é compreender como esses processos educativos são apreendidos e narrados por atuais e/ou antigos frequentadores dessa religião. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa que, além de pesquisa bibliográfica, utilizou-se de pesquisa documental em alguns hinários, bem como de entrevistas semi-estruturadas com sete sujeitos que frequentam ou frequentaram o Santo Daime em diversas igrejas do CEFLURIS localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Entende-se que o os adeptos percebem o Santo Daime como um equivalente funcional da escola, cuja organicidade ou funcionamento estaria associado a um trabalho ritual e a um trabalho de transformação de si baseado no autoconhecimento. Para esses sujeitos, os rituais se constituem em determinados saberes considerados por eles essenciais.
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