DESAFIOS DA PESQUISA ATIVISTA EM EDUCAÇÃO

Andrea Brandão Lapa, Lucrezia Crescenzi Lanna, Sabrina Severo da Silva

Resumo


O artigo tem um caráter teórico-metodológico e visa a contribuir com o campo da pesquisa em educação acerca de metodologias de pesquisa que podem resultar em políticas de ação e promover a transformação social. É apresentado um projeto de pesquisa sobre a educação em direitos humanos na cultura digital, que tem princípios como o papel do pesquisador como um intelectual transformador, a quebra da distinção sujeito-objeto e a aproximação universidade-escola. Foi criado um desenho de pesquisa-ação participativa para investigar intervenções na escola básica para a educação em direitos humanos, sobre o qual são trazidos resultados preliminares para problematizar a pesquisa comprometida com a produção de conhecimento por meio da experiência coletiva de integração de mídias na perspectiva hacker.


Palavras-chave


metodologia de pesquisa; ativismo; pesquisa-ação

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.43336

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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