RÓTULOS E ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43237

Palavras-chave:

tecnologia e educação, tecnologia educacional, abordagens de pesquisa

Resumo

Apresentamos neste artigo rótulos e abordagens de pesquisa mapeados na literatura acadêmica em língua portuguesa na área da Educação e Tecnologia. Trata-se de um recorte amostral cujo objetivo geral foi identificar tendências nas concepções de tecnologia na educação. A partir de uma análise de conteúdo temática de cerca de duzentos trabalhos de revistas científicas do estrato Qualis A Educação, foram definidas sete categorias de abordagens de pesquisa e quatro tipos de rótulos da tecnologia educacional. O artigo apresenta um cenário constituído por grande número de abordagens teóricas e de expressões que dão margem para inúmeras interpretações e pouca relação perceptível com questões educacionais. Concluímos elencando alguns pontos sensíveis que merecem atenção especial na área da EdTech.

Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela USP. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil. Áreas de interesse:  novas tecnologias da informação e comunicação, perspectivas críticas da tecnologia educacional, formação cidadã, mídia-educação/educomunicação, Paulo Freire.

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Instituto Nacional de Educação de Surdos Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio. Professor no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos - DESU/INES, Rio de Janeiro, Brasil. Integrante do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB) do INES.

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Open University do Reino Unido. Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio, Brasil. Pesquisa temáticas na interface da Educação e da Tecnologia a partir de abordagens crítico-discursivas.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Carvalho, J. de S., Rosado, L. A. da S., & Ferreira, G. M. dos S. (2019). RÓTULOS E ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Revista Teias, 20(59), 219–234. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43237