A educação das famílias por Ofélia Boisson Cardoso: uma leitura da obra Problemas da Adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.42999

Palavras-chave:

História Cultural, Saberes pedagógicos. Educação das famílias, Ofélia Boisson Cardoso.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a partir da análise da obra Problemas da adolescência, publicada em 1961, a contribuição da intelectual Ofélia Boisson Cardoso para a educação das famílias. Metodologicamente, buscamos ler a obra em sua materialidade e em seu conteúdo, visando compreender os saberes que a autora pretendia transmitir a seus leitores. A pesquisa se consolidou na perspectiva da História Cultural, tendo como metodologia a análise do livro como fonte documental privilegiada (LE GOFF, 1990). A partir da análise do impresso podemos concluir como os princípios cristãos, mais especificamente católicos, nortearam a problemática discutida pela autora, possibilitando que suas produções servissem também como instrumento de moralização das famílias brasileiras.

 

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da professora Draª Maria João Mogarro. Possui Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação Brasileira, Impressos pedagógicos, Pedagogia e educação católica, Intelectuais e mediadores culturais, Gênero.

Henllyger Estevam David, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em educação pela PUCPR, graduada em pedagogia pela PUCPR. Desenvolvo pesquisas no âmbito da História da Educação numa perspectiva teórica da História Cultural, versando entre debates sobre a educação feminina, educação religiosa e das famílias.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

de Almeida Orlando, E., & Estevam David, H. (2021). A educação das famílias por Ofélia Boisson Cardoso: uma leitura da obra Problemas da Adolescência. Revista Teias, 22(64), 285–299. https://doi.org/10.12957/teias.2021.42999

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua