Reflexões sobre a evasão escolar: uma problemática na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951

Palavras-chave:

Planejamento, Educação, Evasão Escolar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar a relação do alto índice de evasão escolar, distorção idade/série em sala de aula com a não efetivação do planejamento. Ele discute sobre como o planejamento pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico, construído historicamente pelo homem, e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos. A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses têm uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal, no cotidiano dos estudantes. A função social da escola é considerar os aspectos culturais e valorativos da comunidade e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar e esse é um questionamento constante.

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015-2017); Possui Especialização em Gestão Escolar - Educação a Distância pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012-2013); Atualmente é Coordenador Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu-BA. 

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

dos Santos, J. A. (2020). Reflexões sobre a evasão escolar: uma problemática na educação brasileira. Revista Teias, 21, 260–270. https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua