Reflexões sobre a evasão escolar: uma problemática na educação brasileira
Resumo
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a relação do alto índice de evasão escolar, distorção idade/série em sala de aula com a não efetivação do planejamento. Ele discute sobre como o planejamento pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico, construído historicamente pelo homem, e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos. A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses têm uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal, no cotidiano dos estudantes. A função social da escola é considerar os aspectos culturais e valorativos da comunidade e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar e esse é um questionamento constante.
Palavras-chave
Planejamento; Educação; Evasão Escolar
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias