APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40636

Palavras-chave:

Audiovisual, Educação, Alteridade

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre o educador audiovisual como sujeito intrínseco à relação que se estabelece entre cinema e educação, na medida em que a essa relação atrelamos o conceito de alteridade. Para isso, implementamos uma investigação sobre a escola e o papel do educador para, em seguida, explorarmos os conceitos de teórico amador, criado por Jacques Rancière (2012) como um delineador do educador na contemporaneidade, e de alteridade, conforme formulada por Emanuel Lévinas (1988), entendendo o Outro como central.  Essas duas abordagens nos conduzem à formulação de que os atores sociais envolvidos nessa relação são sujeitos de afeto, atravessados pelas questões que envolvem cinema, educação e alteridade na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFF desde 2008. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1997. Bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense desde 2002. Atualmente é Professor Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Produtor executivo no CINEDUC - CINEMA E EDUCAÇÃO, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema. Produtor, diretor e roteiristas de obras audiovisuais. Produtor e Curador de Mostras e Festivais. Coordenou a Produção da 8a e 9a edições da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Coordenador de produção do projeto Inventar com a Diferença, realizados pela UFF, SDH e MinC.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Guerreiro, A. S. (2019). APONTAMENTOS SOBRE O EDUCADOR AUDIOVISUAL: CINEMA, EDUCAÇÃO E ALTERIDADE. Revista Teias, 20(58), 191–201. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40636

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua