<b>AS MARCAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Amélia Maria Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA
  • RENATA ANDRADE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36290

Palavras-chave:

Avaliação. Deficiência Intelectual. Escolarização

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar os processos avaliativos vividos por um aluno com deficiência intelectual durante seu processo de escolarização. Assim se propõe a responder a questão: Como se constituiu o processo avaliativo de um aluno com DI em diferentes paradigmas educativos durante sua trajetória de escolarização na educação básica? Desenvolvemos a pesquisa numa abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada ao aluno, bem como seus pareceres escolares. Como resultado identificamos que os processos avaliativos vivenciados nos diferentes modelos de escola, ainda que marcados por estratégias distintas, é um fator endógeno à escola que colabora para construção de uma relação marcada pela estigmatização do aluno com deficiência.

           

 

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Publicado

04-12-2018

Como Citar

MESQUITA, Amélia Maria; SOBRAL, RENATA ANDRADE. <b>AS MARCAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 244–261, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.36290. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/36290. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação