AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR
Resumo
O artigo teve por objetivo investigar as políticas de avaliação em nível federal, priorizando a análise da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), buscando localizar a avaliação nacional no contexto das políticas neoliberais, assim como caracterizar a ANA no que se refere às suas formas e objetivos. Inicialmente apresenta o referencial teórico com a discussão sobre as políticas avaliativas no Brasil no contexto neoliberal; e em seguida, os dados quantitativos da ANA em dois municípios da Região Sudeste do Paraná. Esta avaliação interfere no direcionamento curricular e é um instrumento de regulação e controle por parte do Estado.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias