<b>SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

  • Carla Cristina Martins da Conceição Vasconcellos SEEDUC/RJ Fundação Municipal de Educação de Niterói
  • Lúcia Velloso Maurício Maior titulação: pós-doutorado em educação Instituição: UERJ Função: professora associada

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36206

Palavras-chave:

Educação, Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN), Políticas Públicas, Percepão dos Professores, Ciclo de Políticas

Resumo

Este estudo, inserido no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), objetivou analisar a percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as políticas públicas de avaliação educacional, após a implantação na rede municipal de ensino do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) em 2013. Foi utilizada como aporte teórico-metodológico a abordagem do Ciclo de Políticas, sugerido por Ball e colaboradores. Esse referencial embasou a análise documental, das entrevistas, bem como os achados da observação. A pesquisa indicou que existem diferentes interpretações dos professores sobre os impactos do SAEN, assim faz-se necessário que os sentidos de participação e protagonismo presentes na concepção do SAEN se tornem realidade no Contexto da Prática.

Palavras-chave: Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN); Percepção dos Professores; Ciclo de Políticas.

Biografia do Autor

Carla Cristina Martins da Conceição Vasconcellos, SEEDUC/RJ Fundação Municipal de Educação de Niterói

Mestrado em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP),  na área de Políticas, Direitos e Desigualdades Sociais (2107). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Ambiental pela Universidade  do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997). Tem experiência na área de Educação na Educação Básica nas áreas de Avaliação Externa e Avaliação Institucional. Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro e da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Martins da Conceição Vasconcellos, C. C., & Velloso Maurício, L. (2018). <b>SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Teias, 19(54), 193–208. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36206

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação