<b>PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO NO MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA

Autores

  • Patricia Cristina Cruz Sá Universidade de São Paulo
  • Maria Angela Borges Salvadori Universidade De São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33841

Palavras-chave:

Memória, Museu, Lugares da Memória, Cultura material escolar

Resumo

Este artigo está inserido em projeto de pesquisa que estuda o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) enquanto instituição educativa. Aqui a investigação se volta para as relações entre moradores de Jacareí, SP, um museu localizado neste município e uma escola pública que, durante décadas, ocupou o espaço que hoje sedia a instituição museológica. Bem antes disso, na segunda metade do século XIX, o prédio fora originalmente construído para ser residência de um cafeicultor da região. Considerando suas transformações ao longo do tempo, pensamos o MAV como um lugar de memória, especialmente de memória escolar, uma vez que, por quase um século, de 1886 a 1980, o prédio abrigou a Escola Coronel Carlos Porto. Caminhamos na direção de analisar a dimensão imaterial da cultura material escolar a partir dos objetos preservados e das memórias de antigos alunos, professores e funcionários da escola, produzidas no contato com esse espaço e seus artefatos. Nessa análise, entendemos que o MAV tem sido apropriado pelos moradores da cidade a partir de suas próprias lembranças escolares, a despeito de uma tradição que o ligava à grandeza do café e de seus barões.

Biografia do Autor

Patricia Cristina Cruz Sá, Universidade de São Paulo

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas, mestranda no Programa de Pós Graduação em Educção da Universidade de São Paulo

Maria Angela Borges Salvadori, Universidade De São Paulo

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Docente junto ao Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: impressos e histórias da educação; memória e história; rádio, música e educação; processos formativos das classes populares.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Cruz Sá, P. C., & Borges Salvadori, M. A. (2018). <b>PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO NO MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA. Revista Teias, 19(54), 495–512. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33841

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua