EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL

Autores

  • Adelson Dias de Oliveira UNIVASF/ PPGEduC – UNEB
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios PPGEduC/UNEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30518

Palavras-chave:

Currículo - Documentação Narrativa - Ensino médio

Resumo

O presente texto centra-se nas discussões sobre apropriação do currículo pela experiência de docência no ensino médio em territórios rurais. Aproxima o debate sobre a constituição de um ensino médio desenvolvido nos territórios rurais em que sobressaem as experiências pedagógicas e curriculares dos professores. Diante do exposto o objetivo central é compreender como os sujeitos/docentes dão sentido as suas experiências pedagógicas no processo de apropriação e deslocamento curricular. Propomos como problema central a seguinte questão: Como são construídas narrativamente as experiências pedagógicas e curriculares dos docentes do Ensino Médio ofertado em territórios rurais? É uma pesquisa de enfoque qualitativo, que toma como princípio a abordagem (auto)biográfica (SOUZA, 2006) aliada as perspectivas da etnografia na educação (ANDRE, 2012). Utilizamos a observação e documentação narrativa de experiência pedagógica (SUÁREZ, 2005) como dispositivos de recolha das narrativas dos sujeitos, onde os professores poderão contar a experiência de levar à prática uma proposta curricular em “trânsito”. Para analisar, as narrativas, elegemos a triangulação de fontes vinculada aos princípios da hermenêutica. É uma pesquisa em andamento, na qual pode-se apontar como breves análises a dinâmica de desenvolvimento de um currículo e experiências pedagógicas centradas na perspectiva da cidade, realizada em áreas rurais.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.30518

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Publicado

24-09-2017

Como Citar

OLIVEIRA, Adelson Dias de; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 151–165, 2017. DOI: 10.12957/teias.2017.30518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/30518. Acesso em: 11 maio. 2025.