GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rosemary Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30485

Palavras-chave:

ciibercultura, orientação coletiva, formação do formador

Resumo

Este texto tem o objetivo de compreender a formação do formador no contexto da cibercultura e como este vem estruturando sua atuação na docência universitária, atraves da criação de Grupos de Pesquisa online na rede social Facebook. Constituíram-se praticantes da pesquisa  professores-formadores do ProPEd (Porgrama de Pós-Graduação da UERJ) e seus orientandos. A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da perspectiva epistemológica da multirreferencialidade com os cotidianos e pelo método atualizado da pesquisa-formação. A intenção primeira deste trabalho consistiu em mapear as experiências e itinerâncias do professor-formador em suas práticas cotidianas  da cibercultura. Observamos que a sistematização de ambiências formativas articulando o espaço da universidade e das redes sociais criou redes de docência e aprendizagem. A pesquisa revelou que a formação do formador na cibercultura forja outros espaços de pesquisa acadêmica e de criação de dispositivos online. Revela também que os usos do digital em rede pelos praticantes da pesquisa fizeram emergir processos de orientação coletiva, de  experiências  formadoras e de articulação da interface cidade–universidade, estabelecendo outros sentidos para a prática pedagógica e para a pesquisa acadêmica.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.30485

Biografia do Autor

Rosemary Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora da Rede Municipal de Educação Duque de Caxias. Formada em Letras(FEUDUC) e Pedagogia(UERJ), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM) e Informática Aplicada à Educação(UERJ). Vice-coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Tutora de Educação a distância. Site: www.docenciaonline.pro.br.

Downloads

Publicado

22-09-2017

Como Citar

Santos, R. (2017). GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Teias, 18(50), 320–337. https://doi.org/10.12957/teias.2017.30485