O desafio da formação de professores de Matemática numa sociedade na era da tecnologia

Autores

  • Eimard Gomes Antunes do Nascimento Universidade de Aveiro - Portugal Ministério da Educação - CAPES - Brasil
  • Cristiane de Sousa Universidade de Aveiro - Portugal
  • Nicolino Trompieri Filho Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29414

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias na Matemática,

Resumo

A investigação tem como objetivo realizar um estudo sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas do ensino fundamental e médio; analisar a importância e a formação inicial e continuada do professor de Matemática; e identificar as dificuldades encontradas por eles no uso dessas tecnologias. Este tema ganha relevância, tendo em vista a importância desta inserção com a finalidade de melhorias na educação, segundo os documentos oficiais. A metodologia utilizada foi a triangulação de pesquisas bibliográficas, por meio do qual se buscou dados em livros, leis, artigos de periódicos e teses. Ao final, verificou-se que se faz necessário que os professores estejam preparados desde a formação inicial para interagir com as tecnologias no ambiente de trabalho.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29414

Biografia do Autor

Nicolino Trompieri Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

 

· Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Downloads

Publicado

08-09-2017

Como Citar

Nascimento, E. G. A. do, Sousa, C. de, & Trompieri Filho, N. (2017). O desafio da formação de professores de Matemática numa sociedade na era da tecnologia. Revista Teias, 18(50), 265–275. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29414