Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874)

Autores

  • Paulo Sergio Marchelli Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29394

Palavras-chave:

História da Formação de Profesores, Escolas de Primeiras Letras, Escolas Normais

Resumo

Este artigo tem como foco temático a discussão sobre as origens das políticas de formação de professores no Brasil que se deram ao longo do Período Colonial. Utiliza-se o método da pesquisa histórica realizada com base na análise de fontes primárias sobre as escolas de primeiras letras e as escolas normais criadas à época, valendo-se de contraposições críticas a textos contemporâneos sobre o tema contemplado. O estudo resulta na proposta de uma revisão dos marcos históricos do campo e conclui que somente há coerência em considerar uma política educacional como propriamente voltada para a formação de professores quando a questão curricular para tal propósito estiver posta explicitamente.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Marchelli, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Educação do Campus Professor Alberto Carvalho e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

24-11-2017

Como Citar

Marchelli, P. S. (2017). Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874). Revista Teias, 18(51), 225–242. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29394

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua